A Ferraria de São João integra uma das 27 aldeias da rede das Aldeias do Xisto na região centro de Portugal. É uma aldeia rica de histórias que se contam de boca em boca e que se saboreiam pelas ruas. Esta povoação tem uma zona edificada com casas de habitação para as pessoas e também uma zona de currais onde, desde há muitos anos, os habitantes guardam os seus animais. A existência de zona de currais é uma singularidade da Ferraria de São João, e ao passar por lá podem ouvir-se os inconfundiveis chocalhos das cabras que ainda habitam nesses pequenos estábulos. Há muitos anos foram construídas as casas de pedra que ainda hoje perduram e que agora tem uma segunda oportunidade para serem habitadas graças à chegada de turistas, novos moradores permanentes e moradores de fim-de-semana e férias.
A Ferraria de São João
A Aldeia do Xisto da Ferraria de São João localiza-se na parte sul da Serra da Lousã, localmente denominada Serra do Espinhal. A riqueza paisagística e cultural da aldeia é excepcional e a entreajuda e o convívio entre os habitantes ainda é herdeira de um cariz profundamente rural.
Aqui encontrará um dos mais importantes Centros de BTT, um FunTrail para os mais pequenos e muitos trilhos pedestres. Isto para não falar na energia contagiante e simpatia das suas gentes.
Em redor das casas e currais a aldeia perserva ainda alguns tesouros antigos e valiosos: O sobreiral e a zona das hortas. Apesar de muito diminuidos relativamente à sua dimensão original, historicamente representam a segurança e a subsistência das pessoas que no passado aqui viviam e que retiravam, do cultivo diário dos campos, os alimentos para si e para os seus animais. Atualmente alguns campos ainda são cultivados e ainda se vislumbram detalhes da atividade antiga como por exemplo: engenhos de água e açudes. Hoje podemos desfrutar de passeios calmos e contemplativos por estes locais que nos transportam para as nossas origens.