Natureza

Mais do que a natureza na aldeia, esta aldeia está rodeada de natureza. O majestoso sobreiral serve de moldura ao flanco da aldeia que sobe pela encosta quartzítica.

A Serra de São João

A serra sobranceira à aldeia é povoada por espécies ainda da flora original, de que são exemplo os castanheiros e as carvalhiças, e é composta por solos fracos e vegetação agreste, de onde brotam, aqui e ali, significativas afloramentos rochosos quartziticos que se impõem na paisagem e a tornam peculiar. Do seu topo, possivel de atingir pelo percurso pedestre, avista-se a aldeia e o vale da ribeira, outrora repleto de campos agricolas.  

As ribeiras

No vale em frente da aldeia, quer do solo quer de inúmeras nascentes, brotam os fios de água que dão lugar ao Ribeiro da Ferraria, que adiante se precipitará na Ribeira de Alge. Esta passará ao lado da Aldeia do Xisto de Casal de São Simão a caminho do rio Zêzere, que a recebe transfigurado em albufeira de Castelo do Bode.

Flora

Na flora destacam-se as florestas de eucaliptos, castanheiros e sobreiros, oliveiras, medronheiros, azevinho, as hortas da aldeia e uma grande diversidade de flores. 

Fauna

A fauna existente é diversificada: abundam diversas espécies de répteis, mamíferos como a raposa, o veado, o corço e o javali e aves de rapina, cucos e noitibós, entre outros.

Sobreiral

Na Ferraria de São João o principal espaço comunitário é o centenário sobreiral que conta com cerca de 200 sobreiros.